10 julho 2009

Quem bota a mão na nossa água?


Caminhamos os quase três quilometros da Reserva até a Escola de São Leonardo falando sobre a escassez de água, lado a lado com o Rio das Furnas, bem baixo.
Nossa água vem da mesma fonte: a Serra da Boa Vista, depois vai parar no Itajai, o rio que abastece a população da maior bacia de Santa Catarina. Uma fonte invisível, que nasce na superfície dos Campos Naturais, invadidos cada vez mais por plantações de pinus em áreas que deveriam ser de proteção permanente. Também, plantam as invasoras na beira dos arroios e da escarpa. Falta informação, cultura, o quê?
A comunidade está preocupada, pois a nascente da Vila brota no meio de uma dessas plantações.













A Estação da Vila

Em 2007 a comunidade se reuniu e, com o apoio da Secretaria de Agricultura e do Projeto Microbacias 2, construiu uma estação de tratamento e instalou um reservatório de vinte mil litros para abastecer 31 famílias, que funciona até hoje. Antes, cada um tinha o seu olho d’água, até que aconteceu a seca de 2006 e quase todos secaram.













O
que vai pela água?
Já foram feitas duas análises na estação; a primeira detectou coliformes fecais acima do nível permitido, pois parece que a filtragem através de raízes de junco ainda não havia atuado. Numa segunda medição o problema havia diminuido a níveis aceitáveis. Porém, o caminho até a estação passa por roças de cebola onde diversos agentes químicos invariavelmente vão se misturar com a água e nenhuma análise desses agentes foi feita até o momento.













Educação fora da escola
Nossa saída de campo, na sexta-feira (26) foi para que os alunos conhecessem de onde vem e como é tratada a água que todos usam. Cadernetas prontas para desenhar e escrever e lá fomos morro acima, na “viagem da filtragem”.
Desenhamos o junco e a sua flor, pedrinhas, água transparente, o tanque, a caixa e, finalmente, a poluição. Eles sabem!

E agora?

O próximo passo será solicitar uma análise química e uma visita aos Campos Naturais. Vamos convidar ainda mais pais e amigos dos alunos, para ver por onde transita e o que precisamos fazer para garantir a qualidade da nossa água.