21 junho 2010

232 espécies de aves na Reserva Rio das Furnas


Em quase dez anos de preservação e observação, a Reserva Rio das Furnas transformou-se no paraíso das aves. Ou seria um refúgio na Serra da Boa Vista; uma ilha num oceano de pinus e pastos?

A cada visita de pesquisadores e apaixonados pela Natureza, aparece um bicho diferente. Assim, pouco a pouco, a Reserva chegou a 232 espécies de aves, um número fantástico, se comparado ao do Estado de Santa Catarina, aproximadamente 680. Isso é entusiasmante!

Amigos observadores e a experiência dos ornitólogos que estiveram na Reserva: Lenir Rosário, Beloni Pauli, Vitor Piacentini, Luiz Pedreira Gonzaga, Ivo Ghizoni, foi fundamental para chegarmos a 177 espécies. A parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais da Furb, consolidou essa etapa do levantamento.


No final do ano passado a Reserva recebeu a Sociedade Chauá, contratada pela parceira SPVS, com o apoio da Souza Cruz, para o levantamento preliminar do Plano de Manejo. O ornitólogo Raphael Fernandes apontou muitas novidades, e, de quebra, ajudou a fotografar a Murucututu deste News.


Canto de chapa


Quem ouve o canto desta belíssima coruja nunca esquece, pois é muito parecido com a vibração de uma chapa de metal. Certa vez, numa caminhada noturna, tivemos o prazer de avistar a Murucututu na trilha para a Ilha do Rio das Furnas. Ficou um tempo a observar nossa equipe, tanto quanto a observamos.


Gavião-caboclo (Heterospizias meridionalis), Bacurau-tesoura (Hydropsalis torquata), Caminheiro-zumbidor (Anthus lutescens), Principe (Pyrocephalus rubinus) e Saí-andorinha (Tersina viridis) foram algumas das novas aves registradas pela SPVS.
Para uma lista completa de aves da Reserva Rio das Furnas clique aqui