28 julho 2011

Oficina de Educação Ambiental em Alfredo Wagner


 
Na Escola Balcino, em Alfredo Wagner, 30 professoras participaram da movimentada Oficina de Educação Ambiental promovida pela Reserva Rio das Furnas em parceria com a SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental.

Os dias 18 e 19 de jullho, iluminados pelo sol, entraram para a história da cidade, com o casal Fabrício e Fernanda orientando as atividades. Geógrafos formados pela UFSC, passaram um tempo em Mont­pellier, França, onde estudaram Ecologia.



Com as professoras, repartiram suas experiências e teceram informações sobre Leis, Florestas, Biodiversidade, Água e Mudanças Climáticas; distribuiram fotos, sementes enigmáticas, até fizeram as professoras equilibrarem pregos para comprovarem que nada é impossível.

Teoria e prática foram temperadas com atividades lúdicas que culminaram com uma saída de campo no Parque Municipal onde alguns escorregaram em trilhas, outros viram pica-pau-dourado, galinha-d’água e observaram bichos.

Todas preencheram questionários e revelaram ter capacidade de participação além das expectativas, porém lamentaram o lixo, descaradamente espalhado pelo caminho. Aliás, fizeram questão de tirar uma foto em protesto pela falta de respeito com a paisagem.

Desmatamento Evitado


Florestas de araucária, reduzidas a invisíveis pontos azuis num mapa apresentado por Flávio Krüger, da SPVS, entristeceram o grupo.
A seguir, a apresentação do Projeto Desmatamento Evitado trouxe alento por adotar remanescentes e potenciais áreas de recuperação, como é o caso da Reserva Rio das Furnas.

A Oficina teve apoio da Secretaria de Educação, que aproveitou a capacitação das merendeiras na mesma Escola e serviu lanches e almoço a todos os participantes.

Conclusão unânime da turma: dois dias é pouco.
Para um município rico em biodiversidade e importância pra lá de comprovada como manancial de uma das maiores populações do Estado (Bacia do Itajaí), todas ficaram ansiosas por mais informações para repassarem aos seus alunos, com razão querem mais.

Fabrício orientará a Escola de Picadas, mensalmente, até o final deste ano, numa primeira fase, conforme o Plano de Manejo da Reserva. Depois, pensa-se num contato com a Eco-Ecole. E, vamos nós!

Parabéns a todos os participantes!




O Guia utilizado nesta Oficina, uma compilação de diversos autores, está disponível aqui.

23 julho 2011

Uma foto da Ilha do Rio das Furnas


Julho, cheio de chuva e poucas saídas de campo. Só pra verificar as armadilhas fotográficas. Teve um dia que não resisti e saí pra dar uns clics com tripé e tudo. Olha só a imagem que encontrei na Ilha do Rio das Furnas. Apaixona cada vez mais essa Reserva...