23 outubro 2013

Picnic com água fresca

Na frente da casinha, um gostoso picnic. Foto Gabriela Giovanka

Tangará-dançador foi o primeiro a dar boas-vindas aos convidados. Em seguida, olhos afiados perceberam um casal de gaviões-de-rabo-branco e beija-flores “à jato”, segundo um dos alunos. “Todos em silêncio, primeira lição que aprendemos para observar passarinho”. 

Com os binóculos doados pela Birder’s Exchange e os Guias de Aves, presente dos amigos Edson Endrigo e Pedro Develey, as duplas seguiram pelas trilhas entre perguntas inquietantes e silêncios ­instigadores. Essa saída de campo estava programada desde o mês passado com a Professora Sileni e a Secretaria de Educação de Alfredo Wagner. Um ônibus escolar trouxe os alunos de Picadas até o início da estrada de acesso à Reserva; dali à grande ponte seguiram de Tobata, gentilmente cedida pela professora com o seu marido na boléia. 

Num clima perfeito e pouco tempo para tanto querer e conversar, como diriam depois, as crianças observaram, curiosas, “trilhas sem fim” e árvores pouco ­conhecidas, embora nativas: Inga, Imbuia, Imbira, Corticeira...

casinha ganhou um comentário da avó de um dos alunos, pois frequentava a furna quando criança: “então, a casa deve ser muito velha, mesmo!”, constatou o garoto, eufórico.


Hora do picnic
Toalha na frente de casa, guloseimas preparadas pelas mamães, titias, vovós e uma deliciosa torta de banana da Gabi encerraram a visita. Porém, queriam mais: conhecer a casinha por dentro, o rancho, nosso pequeno museu com cascas de cobras, insetos, penas e esqueletos. Ficou tudo para a próxima visita, num dia inteirinho na Reserva, nosso Paraíso, onde produzimos sombra e água fresca para esta e para as futuras gerações, com carinho, com certeza e apoio da SPVS.








05 outubro 2013

Roda no Mercado São Jorge

Apitos, flautas de taquara, sementes amazônicas a pais curiosos no espaço da Tuktuk Mamamuk

Mercado São Jorge é um espaço orgânico. Primeiro, por oferecer alimentos orgânicos e certificados; depois, por incorporar desde café servido na hora, pianista ao vivo, agência de viagens e apoiar projetos, como o Virando a Mesa que propõe o uso do Açai da Mata Atlântica. Proposta que de Mercado tem o nome além de gente bonita provando bebidas de São Joaquim, crepes franceses e licores produzidos e oferecidos pelos seus produtores.
Para deixar tudo ainda mais orgânico, o espaço oferece móveis, massagens, produtos de beleza e sorrisos.
Convidados pela Nadine da Tuktuk Mamatuk para, no dia da Ave, lançar nosso Poster de Aves da Amazônia, mostramos um pouco do que acontece em nossa Roda de Passarinho quando estamos em Expedições pelos biomas brasileiros.
Muitas crianças entraram e saíram da Roda, movimento próprio de mercados, com as mamães e papais trazendo seus acanhados pimpolhos que logo se soltavam aos sons de aves e curiosas sementes, flautas e pião Waimiri-atroari. Pouca demora não queriam ir embora, mesmo com a insistência dos pais. :)
Tudo muito bacana com direito a sábado ensolarado e vento sul.
Ao final, as crianças ganharam fotos e apitos de aves de presente. Uma festa!


Frango-dágua desperta muita curiosidade com seu ninho na lagoa
Passarinho e pirulito na Roda do Mercado
Mamãe alegre com atividade dos filhos e Nanci, uma das sócias da Tuktuk Mamamuk, nossa anfitriã.


Gabriela numa pequena Roda de Passarinho em volta do Poster das Aves da Amazônia