29 julho 2012

O Criador de Passarinho

A turma logo após a atividade com a Professora Beth e Gabriela Giovanka

Fechem os olhos pois agora vamos imaginar um passarinho, o nosso passarinho, aquele que habita nossa mente. Percebam o tamanho, formato do bico, do rabo, os olhos; o topete, a sobrancelha, as patas; come fruta, folha, semente? Anda, voa, nada?
Mãos à obra! É hora de dar vida à imaginação. Assim começa a atividade com os alunos da Escola de Picadas que resultou na edição e impressão do quadro ao lado, réplica dos Posters da Floresta Atlântica e Pantanal.

Teve até classificação taxonômica! À família, por exemplo, acrescentamos o sufixo “dae” ao sobrenome do aluno. O gênero, “latinizado”, baseou-se numa característica marcante da ave e a espécie foi uma homenagem ao próprio aluno ou para uma pessoa querida. O nome popular surgiu de uma animada votação com muita brincadeira “séria-de-verdade”. Uma festa!

Celurium lailai, ave da família Bergeridae, criação de Laila Berger, por exemplo, ganhou o nome popular de Azulão-do-céu. Thiago de Oliveira homenageou a irmã Maisa, com o seu Cantador-de-crista-queimada (Cantatus maisai). Corredor-do-limoeiro (Athletarum gabrielii) e Caminhante-preto (Caminapretus brunoi) dos irmãos Gabriel e Bruno são da mesma familia, Weirichidae.

Experimentamos o que Flávio Krüger da SPVS nos revelou, dias após, ser um exercício do seu tempo de Universidade, ou seja, inventar para aprender.

Próximo passo: gravar os cantos destas aves. Pi-pi-pi.

Thiago Rosa e o seu difícil esboço do Miúdo-da-mata



Gabriel e o elaborado Corredor-do-limoeiro




Poster miniatura, réplica dos posters de Aves da Floresta Atlântica e Pantanal




06 julho 2012

Cantores na Roda de Passarinho


Crianças após a Roda com Gabriela, Irani, Alexsandra e José Vitor Centeno

Hoje a tarde no CEAFIS uma experiência com som e imagem. Primeiro, apresentamos o canto e depois a Roda de Passarinho ganhava a foto. A garotada participou pra valer, inclusive imitando algumas aves! Alguém lembrou do Faustão. Lá o Edson Endrigo apareceu acompanhando o Cleodilon Passarinho que consegue imitar perfeitamente muitas aves. É um prazer ver essa criançada assobiando e cantando igual passarinho. Também foi um prazer ver os desenhos que as crianças fizeram de nossa Roda anterior. Super criativos!

Agradecemos ao José Vitor Centeno Rodrigues por ter nos apresentado a este pessoal maravilhoso e já queremos divulgar aqui o trabalho do Ceafis, que está aberto aos músicos, desenhistas, fotógrafos, bailarinos, professores e artistas, enfim, que possam doar um pouquinho de tempo para esta galerinha bacana.
Entre em contato com a Irani, pelo email: coordceafis@gmail.com

04 julho 2012

Lançamento Aves do Pantanal da Livraria Catarinense

Momento da Roda de Passarinho Foto Leonardo Rizzaro

Lançamento no dia 3 de julho de 2012 do poster Aves do Pantanal na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping.
Irresistível, fizemos uma Roda de Passarinho no meio da Livraria onde pudemos mostrar como rola nossa atividade com as crianças. O pessoal curtiu e ficamos radiantes por apresentar as aves do Pantanal na Ilha de Santa Catarina.
Registramos a presença de Charles Cesconetto, Marisa Prudêncio & Alexandre Moreira, Carlos Nascimento, Mauricy Cesar & esposa, Fernanda Muller & Fabricio Almeida, João Schambeck, Paulo Santos, Jesse Salgado, Lica & Sidney Soares, Maria Tereza Piacentini, Carmem Lúcia Gerlach & Djenifer, Prattes, Ludmila Pawloski, Michelle Pereira & Marina, Leonardo Rizzaro entre tantos visitantes ilustres.
Muito obrigado por apoiarem a Reserva Rio das Furnas.