Quem somos

A equipe da SPVS com Gabriela Giovanka ao meio (com binóculos)

Renato Rizzaro apresenta a Reserva na UFSC


Renato Rizzaro é designer e fotógrafo e Gabriela Giovanka tem formação em Administração e especialização em Naturologia.

Após a aquisição da área, em 2001, deram entrada ao processo para transformar parte da propriedade em RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural. Deste modo, 10ha foram reconhecidos pela Portaria 61 do IBAMA em 16.4.2002 e em 2013 toda a propriedade (53,5ha) foi transformada em RPPN, conforme Portaria 168 de 11.3.2013, do ICMBio.

Realizaram mutirão de limpeza dos rios das Furnas, Adaga e Araçá, Oficina de Jardinagem Ecológica e levaram agricultores a Santa Rosa de Lima para conhecer o plantio orgânico, com apoio da Prefeitura de Alfredo Wagner.

Através de parceria com o Projeto Piava, apoiado pela Petrobras, os proprietários participaram de cursos de capacitação e receberam 2.000 mudas nativas para incrementar a recuperação de áreas degradadas tanto na Reserva como na vizinhança.

De janeiro de 2009 a dezembro de 2013 a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) apoiou o casal através do Programa Desmatamento Evitado. Foram momentos especiais, onde realizaram levantamento de fauna e flora; Plano de Manejo; aquisição de armadilhas fotográficas; recuperação da estrada de acesso, entre outros benefícios.

Vários registros do Arquivo Bioacústico Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC foram realizados na Reserva Rio das Furnas além de pesquisas que resultaram em Teses e artigos científicos.

Preocupados com o desmatamento, caça, escassez de água potável e com o estado de degradação do município, trouxeram atividades de Educação Ambiental nas escolas das comunidades de São Leonardo, Picadas e no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI.

Organizaram oficina de tambores, exposições fotográficas, seminários e trouxeram música andina para a escola da comunidade. 

Criaram a Roda de Passarinho, com a qual estiveram no Uruguai, Pantanal, Amazônia, Pampa, Cerrado e Caatinga levando a Reserva Rio das Furnas para além de seus limites geográficos.

A partir de 29 de julho de 2019 a Reserva passou a ter novos proprietários.

Assista o Programa Terra da Gente e conheça um pouco mais da história deste casal: Parte 1 - Parte 2

Nenhum comentário: